QUESTÃO 26
Os ossos são considerados materiais compósitos naturais que possuem funções de locomoção, estrutural e de proteção. Eles estão constantemente sujeitos a fraturas, sejam elas decorrentes de doenças degenerativas ou de acidentes, o que resulta em uma crescente necessidade de substituição ou reparação do tecido ósseo. Entre as opções de tratamento destacam-se os materiais à base de zinco, os quais demonstram uma excelente capacidade de indução do reparo ósseo.
SOUSA et al. A influência do zinco no reparo ósseo:Uma revisão de literatura. Química Nova na Escola. V. 10. No 3, 2018 (Adaptação).
Apesar de o elemento zinco se posicionar na tabela periódica nos metais de transição, suas características são mais associadas às dos metais alcalinos terrosos. Essas características se justificam porque o zinco
A) tem número atômico 30 e sua distribuição eletrônica é 4s2.
B) possui orbital d semipreenchido.
C) possui propriedades básicas.
D) é encontrado no estado sólido, assim como os alcalinos terrosos.
QUESTÃO 27
Antes do primeiro século d.C., os sabões, como conhecemos hoje, eram praticamente desconhecidos, e a fabricação deles quase não mudou em 2 000 anos. As gorduras e óleos mais comuns na fabricação de sabões são toucinho e sebo, de fontes animais, e óleos de coco, palma ou oliva, de fontes vegetais. Analise as afirmativas a seguir relativas à produção de sabões.
I. O processo de fabricação do sabão envolve a hidrólise ácida de uma gordura animal ou de um óleo vegetal.
II. As gorduras e os óleos são chamados triglicerídeos e o comprimento da cadeia carbônica está relacionado com as propriedades do sabão resultante.
III. Os produtos principais da fabricação do sabão são os sais de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol. Estão corretas as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
QUESTÃO 28
O câncer é a segunda maior causa de morte nos países industrializados depois das doenças cardiovasculares, onde uma em cada quatro pessoas adquire a doença e uma em cinco morrerá. Os três principais tipos de tratamento do câncer são a radioterapia, a cirurgia e a quimioterapia, sendo essa última objeto de estudos nas últimas quatro décadas.
FONTES, A. P. S et al. A Química Inorgânica na terapia do câncer. Caderno Temático de Química Nova na Escola. No 6, 2005 (Adaptação).
A cisplatina é um composto inorgânico muito utilizado na quimioterapia. As estruturas a seguir representam a cisplatina e a carboplatina, respectivamente:
Sobre essas estruturas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Considerando a platina como átomo central, a cisplatina e a carboplatina têm mesma geometria
molecular.
( ) A carboplatina possui um carbono quiral.
( ) Os estados de oxidação mais comuns da platina são +1, +2, +3 e +4.
( ) As interações intermoleculares predominantes na cisplatina e na carboplatina são as ligações de hidrogênio.
Assinale a sequência correta.
A) V F V F
B) V V F F
C) F V V F
D) V F F V
QUESTÃO 29
O sangue humano é tamponado por uma série de sistemas, incluindo:
H2CO3 (aq) <--> HCO3– (aq) + H+ (aq) pKa = 6,4
Considerando que o pH do sangue é próximo de 7,4, qual razão [CO2/ [HCO3–] no sangue apresenta esse pH?
A) 10.
B) 1,0.
C) 0,1.
D) 0,01.
QUESTÃO 30
Um químico deseja preparar uma solução por meio daqual dissolverá 1 mol de 2-octanol em água. O 2-octanol é um álcool de baixa polaridade devido à sua longa cadeia carbônica. Sabe-se que sua densidade é próxima de 0,8 g/mL e sua solubilidade em água, à temperatura ambiente, é 0,9 mL/L. Nessas condições, é correto afirmar que o volume de água, em litros, necessário para preparar a solução desejada pelo químico é próxima de
A) 260.
B) 180.
C) 100.
D) 1.