19. Muitas pessoas acham curiosa a diferença que existe entre o estado de agregação das matérias, como uma mesma substância pode apresentar-se no estado sólido, líquido, ou gasoso. Na prática, sabe-se que variando temperatura e pressão, acontece essa mudança de estado de agregação. Em termos moleculares o que justifica essa diferença é:
a) A organização de seus átomos, ou moléculas. No estado sólido os átomos, ou moléculas, são totalmente desorganizados, no estado líquido há uma certa organização, devido às forças intermoleculares e no estado gasoso as moléculas têm forte grau de agitação, mas encontram-se bem próximas umas das outras.
b) Na organização de seus átomos, ou moléculas no estado sólido, as partículas encontram-se próximas e bem organizadas, no estado líquido estão mais afastadas, mas existe forças intermoleculares que às mantém atraídas, no estado gasoso os átomos, ou moléculas, encontram-se totalmente distanciados e sem nenhuma atração.
c) Na organização de seus átomos, ou moléculas no estado sólido, as partículas encontram-se próximas e bem organizadas, no estado líquido estão totalmente desorganizadas “caos”, no estado gasoso os átomos, ou moléculas, encontram-se atraídas por forças intermoleculares.
d) Não há uma organização específica que diferencie um estado de agregação do outro. O que justifica a diferença entre os três estados físicos são as propriedades de cada material.
20.“Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia, após ela atingir 118 países. No mundo, foram confirmados 26.622.706 casos de COVID-19 (199.881 novos em relação ao dia anterior) e 874.708 mortes (5.037 novas em relação ao dia anterior) até 14 de julho de 2020. Já no Brasil, até essa data, foram notificados 1.926.824 casos (41.857 novos em relação ao dia anterior) e 74.133 óbitos (1.300 novas em relação ao dia anterior) ocasionados pelo SARS-CoV2 em todas as regiões do país”. (CÂMARA, M.S.C; et al, A Química da Covid-19. Disponível em: <https://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/EBOOK>Acesso em: 16 de jan. de 2022>).
Alguns produtos químicos são utilizados para desinfecção de ambientes para prevenção da COVID-19, é o caso do hipoclorito de sódio, também conhecido como água sanitária, que deve ser diluído em água para formar uma espécie química com carga elétrica neutra, o que contribui, significativamente, para uma maior permeabilidade no vírus, fazendo sua oxidação. A reações que ocorrem desde a diluição do hipoclorito de sódio em água até o equilíbrio são:
NaClO(aq) + H2O(l) <-> Na+(aq) + OH- (aq) + HCLO(aq)
HOCL(aq) <-> OCL-(aq) + H(aq)+
Após o equilíbrio, os produtos formados, que são capazes de oxidar o vírus, tem caráter:
a) Ácido.
b) Básico.
c) Neutro.
d) Óxido.
21. Átomo é a partícula que forma todas as matérias e vem sendo estudada há milênios por filósofos, alquimistas, físicos e químicos. Porém, o átomo é uma partícula tão minúscula, que nem com os avanços tecnológicos desenvolveu-se um microscópio que seja possível fazer sua visualização. Por isso, os cientistas desenvolveram modelos atômicos, como base em seus experimentos, para explicar como seria tal partícula de acordo com seus estudos. Dos cientistas, qual tem o modelo atômico mais recente?
a) Rutherford.
b) Dalton.
c) Bohr.
d) Thomson.
22. O rótulo de um suco em pó apresenta as seguintes informações:
Para preparar um suco, Clarice seguiu as orientações do rótulo do produto. Sabendo-se que a massa total de cada pacotinho de suco é de 25g, calcule a quantidade de açúcar presente em um copo de 200 mL do suco preparado.
a) 3,75 g.
b) 4,5 g.
c) 18,75 g.
d) 112,5 g.
23. “Aroma de baunilha à base de plástico. O problema do descarte de objetos de plástico é um dos maiores desafios da atualidade. O mundo inteiro está lutando para desenvolver métodos eficazes para reduzir a quantidade de poluição que assola nosso meio ambiente. Uma das soluções mais interessantes acabou se originando de cientistas da Universidade de Edimburgo, que transformaram garrafas plásticas em aroma de baunilha. A pesquisa envolveu a mutação das enzimas responsáveis pela decomposição do tereftalato de polietileno (o polímero com o qual as garrafas são feitas). A reação de decomposição produziu ácido tereftálico (TA), que foi então convertido em vanilina. Este composto carrega a maior parte do sabor e cheiro da baunilha e é frequentemente usado nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. De acordo com a revista The Guardian, que publicou trechos de uma entrevista com Joanna Sandler, da Universidade de Edimburgo, que liderou o projeto de pesquisa, 85% da vanilina é atualmente sintetizada a partir de produtos químicos derivados de combustíveis fósseis. {} No entanto, a demanda por vanilina continua crescendo. Portanto, esta é uma descoberta importante tanto pelo aumento da demanda, mas principalmente por uma solução com benefícios ambientais”.
(Top 10 descobertas e eventos em Química em 2021. Disponível em <https://www.products.pcc.eu/pt/blog/top-10-descobertas-e-eventos-em-quimica-em- 2021>Acesso em 16 de jan. de 2022.)
Estas são as fórmulas das três substâncias citadas no texto.
As funções orgânicas presentes na vanilina são:
a) Aldeído, álcool, éter.
b) Aldeído, fenol, éter.
c) Cetona, álcool, éter
d) Cetona, fenol, éter.
24. "As pilhas são sistemas eletroquímicos que transformam energia química em energia elétrica por meio de reações de oxirredução espontâneas. Dentro da Química, as pilhas são conhecidas como células galvânicas, ou voltaicas, que são os sistemas capazes de produzir corrente elétrica por meio de uma reação de oxirredução."
("Pilhas" Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/quimica/pilhas.htm>Acesso em 16 de
jan. de 2022.)
Considere uma pilha formada por níquel e ferro. Dados os seus potenciais-padrão de redução, marque a alternativa verdadeira.
Ni+2 + 2e- → Ni E°= - 0,24 V
Fe+3 + 1 e- → Fe+2 E°= - 0,77 V
a) O níquel é o ânodo, pois é de onde saem os elétrons.
b) O ferro é o ânodo, pois é de onde saem os elétrons.
c) A força eletromotriz da pilha níquel/ferro é ΔE°=- 1,01 V
d) A força eletromotriz da pilha níquel/ferro é ΔE°= 0,53 V