QUESTÃO 73
O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de, por exemplo, óleos vegetais e gordura de origem animal, por meio de um processo chamado transesterificação, e sua importância na atualidade está relacionada a diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos. Além disso, favorece a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo.
A figura a seguir ilustra as etapas de um processo ideal de produção de biodiesel que evidencia, além dos reagentes e produtos, os processos de reação e separação até chegar na obtenção do biodiesel.
Baseando-se na figura acima, pode-se inferir que na(s) etapa(s)
A) C ocorre a filtração dos produtos da reação que ocorreu na etapa A.
B) B e D ocorre o uso de catalisadores para potencializar a produção de biodiesel.
C) D ocorre uma reação química que gera álcool e glicerol.
D) B ocorre uma reação catalisada pelo glicerol que retorna para a etapa A.
QUESTÃO 74
Sobre as várias propostas de uma classificação dos elementos químicos, ao longo dos séculos XIX e XX, encontramos algumas que tinham como parâmetros, por vezes, o agrupamento dos elementos químicos até então conhecidos, baseado em suas propriedades químicas e/ou físicas. Entre essas propostas encontramos a de
A) Chancourtois, que organizou os elementos químicos na forma de um parafuso, baseando-se no número de camadas eletrônicas de cada elemento químico.
B) Mendeleiev, que organizou os elementos químicos em períodos, com base em seus pontos de fusão e de ebulição.
C) Döbereiner, que organizou os elementos químicos em tríades, tendo como referência os valores de massa atômica.
D) Newlands, que organizou os elementos químicos em grupos de oito, de acordo com a valência de cada elemento.
QUESTÃO 75
Para uma análise química, um estudante necessitava de preparar uma solução de pH igual a 6. No entanto, ele tinha apenas uma solução de 30 mL cujo pH era igual a 5. Para obter a solução desejada, esse estudante teve que adicionar na solução original
A) 300 mL de água destilada.
B) 270 mL de água destilada.
C) 27 mL de água destilada.
D) 30 mL de água destilada.
QUESTÃO 76
Um dos principais problemas do uso de fertilizantes nitrogenados na agricultura é a perda de nitrogênio, na forma de gás amônia, para a atmosfera. A figura abaixo representa um esquema de algumas estratégias e consequências quanto ao uso de fertilizantes modificados para sanar esse problema.
Baseando-se na figura acima, a alteração de fertilizantes, associada ao uso de barreiras membrana/filme, permite
A) controlar a perda de nitrogênio pelos processos de escoamento e lixiviação.
B) diminuir o processo de nitrificação e assim aumentar a capacidade de fixação de nitrogênio microbiano do solo.
C) elevar valores de pH, visando minimizar a volatilização de amônia, devido à baixa formação de íons H+.
D) inibir a atividade da enzima uréase, que afeta diretamente o processo de volatilização da amônia no solo.
QUESTÃO 77
As vitaminas são essenciais à sobrevivência do homem, devendo estar presentes em sua alimentação diária. Sua absorção pelo organismo está ligada a sua solubilidade em água (vitaminas hidrossolúveis) ou em substâncias orgânicas (vitaminas lipossolúveis). A ingestão de vitamina A (retinol) é importante para o desenvolvimento de um sistema imune saudável. A vitamina C (ácido ascórbico) melhora a absorção gastrointestinal de ferro. A Vitamina D (ergocalciferol) apresenta capacidade de combater o raquitismo (doença da infância e adolescência caracterizada por uma mineralização insuficiente dos ossos). Uma das funções da vitamina E (α- tocoferol) é ter elevado poder antioxidante (combate aos radicais livres).
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solubilidade-vitaminas.htm. Acesso em: 23 Jan. 2024.
Considere as representações orgânicas das vitaminas, abaixo
De acordo com as informações do texto e as fórmulas estruturais apresentadas
A) o excesso de Vitamina A, por ser muito hidrossolúvel, é facilmente excretada pela urina.
B) A vitamina D deve ser ingerida com água para evitar sua perda no corpo por ser lipossolúvel.
C) a administração da Vitamina C deve ocorrer de maneira diária e em doses maiores que as outras vitaminas por ser mais hidrossolúvel.
D) a Vitamina E combate os radicais livres por ser muito hidrossolúvel.
QUESTÃO 78
O bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o vinagre (CH3COOH) são dois ingredientes potentes que, quando misturados, podem ser utilizados de diversas formas. Usados separadamente, não são muito eficientes para fins de limpeza; juntos eles formam um produto natural e eficaz para esse fim. Combinados com água, esses ingredientes removem manchas, limpam banheiros, pias e aparelhos domésticos, retiram mofo, servem como remédios caseiros para dor de garganta e lavam cabelos oleosos.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br/bicarbonato-e-vinagre/. Acesso em: 26 Fev. 2024.
Em relação aos reagentes utilizados juntos como produto de limpeza, assinale a alternativa correta.
A) O bicarbonato de sódio, um dos reagentes, é um sal ácido que diminui o pH do meio.
B) O ácido carbônico, um dos produtos, se decompõe em dióxido de carbono e água.
C) O vinagre, um dos reagentes, é um ácido forte que age na quebra de partículas gordurosas.
D) O bicarbonato de sódio e o vinagre reagem em uma proporção estequiométrica de 1:2.
QUESTÃO 79
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram um repelente que impede o mosquito fêmea da dengue de reconhecer moléculas exaladas pelos seres humanos, como o ácido lático. O repelente criado possui um mecanismo de ação que age tornando essa molécula menos atraente ao mosquito por transformações em suas funções químicas, sendo possível que a molécula modificada continue interagindo com seus receptores. Segundo eles, algumas funções químicas são importantes para que a nova molécula apresente a repelência, como a presença de ésteres e amidas. Pela fórmula estrutural do ácido lático, precursor do repelente proposto, apresentada na figura abaixo, o pesquisador ressalta: “percebemos a presença de uma carboxila e uma hidroxila, fáceis de manipular para amida e éster, respectivamente”.
Disponível em: https://cfq.org.br/noticia/pesquisadores-desenvolvem-repelente-que-impede-mosquito-da-dengue-de-seguir-pistas-quimicas-para-localizar-hospedeiros/. Acesso em: 26 Fev. 2024.
Considerando as informações apresentadas, a possível fórmula estrutural do produto final proposto é
QUESTÃO 80
O refino de petróleo consiste na separação dos seus componentes por meio da destilação fracionada a qual tem o objetivo de fragmentar uma mistura complexa em frações mais simples: hidrocarbonetos com diferentes propriedades físicas e químicas e aplicações diversas. O fator determinante para ocorrer a separação é a temperatura de ebulição de cada substância. O funcionamento da torre de destilação ocorre no sentido ascendente, de maneira que as frações menos voláteis sairão primeiramente nas partes inferiores, enquanto as frações mais voláteis sairão nas partes superiores por último, após sucessivas evaporações/condensações.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/refino-petroleo/. Acesso em: 26 Fev. 2024.
Supondo que uma mistura de petróleo, contendo os hidrocarbonetos representados à esquerda do quadro abaixo, tenha sido destilada na coluna de fracionamento, representada à direita, assinale a alternativa que apresenta a ordem de saída na coluna de destilação fracionada, de baixo para cima, do menos volátil para o mais volátil.
A) 2,3-Dimetil-butano / 2,2,4 – Trimetilpentano / Decano / Ciclodecano.
B) Decano / 2,3-Dimetil-butano / Ciclodecano / 2,2,4 – Trimetilpentano.
C) Decano / 2,2,4 – Trimetilpentano / 2,3-Dimetil-butano / Ciclodecano.
D) Ciclodecano / decano / 2,2,4 – Trimetilpentano / 2,3-Dimetil-butano.