QUESTÃO 30
As bolas de tênis são normalmente cheias com ar ou gás nitrogênio (N2) com uma pressão acima da pressão atmosférica para aumentar os “quiques” da bola e ganhar na intensidade do jogo. Considere, hipoteticamente, que uma bola de tênis de gás N2 tem volume de 246 cm3, temperatura interna de 27 oC e pressão de 3,0 atm.
Dados:
Constante de Avogadro (K) = 6,0 x 10^23
Constante dos gases (R) = 0,082 L atm/mol K
Nessas condições, a quantidade de moléculas de gás nitrogênio existente no interior da bola é igual a:
A) 1,8 x 10^25.
B) 1,8 x 10^22.
C) 2,0 x 10^23.
D) 2,0 x 10^26.
QUESTÃO 31
Os rastreadores radioativos têm encontrado grande uso como ferramentas de diagnóstico na Medicina. Esses radioisótopos são incorporados em um composto administrado ao paciente, geralmente por via intravenosa. O uso diagnóstico desses isótopos é baseado na habilidade de o composto radioativo localizar-se e concentrar-se no órgão ou tecido sob investigação. Um radioisótopo muito útil é ministrado como solução iônica porque na forma molecular a espécie é diatômica e de baixa solubilidade em água. Esse elemento combina-se diretamente com alguns metais e reage a quente com hidrogênio, formando hidrácido.
A partir dessas informações, o rastreador radioativo citado é o:
A) ferro-59.
B) fósforo-32.
C) iodo-131.
D) tecnécio-99.
QUESTÃO 32
A oxidação do dióxido de enxofre é uma das principais etapas nos processos de produção do ácido sulfúrico. Trata-se de um processo que necessita de temperatura apropriada, por ser reversível, que pode provocar a decomposição do trióxido de enxofre e inviabilizar a produção do ácido. Considere a equação química que representa o equilíbrio de produção do trióxido de enxofre a partir da oxidação do dióxido.
2SO2 (g) + O2 (g) 2SO3 (g)
Sobre o equilíbrio químico representado e as reações de produção do ácido sulfúrico, assinale a alternativa CORRETA.
A) Nos processos industriais, quando se adiciona muito comburente, a tendência é que o trióxido de enxofre se decomponha e inviabilize a produção do ácido sulfúrico.
B) A adição de água no sistema inviabiliza a produção do ácido sulfúrico porque o trióxido de enxofre será consumido.
C) Nas indústrias, uma forma de garantir maior produção do ácido sulfúrico é aumentar a temperatura do sistema.
D) O aumento da pressão no sistema é um fator muito relevante que favorece a maior produtividade do ácido sulfúrico nos processos industriais.
QUESTÃO 33
Materiais que possuem retardante de chamas na sua composição química são cada vez mais aplicados em ambientes fechados, como bares, restaurantes,lojas, boates, etc. O oxicloreto de fósforo (POCl3); é um exemplo de aditivo retardante de chamas aplicado em materiais. Ele é um líquido incolor também muito útil na produção de fármacos. Sobre a estrutura química do POCl3, foram feitas as seguintes afirmações:
I. É uma molécula polar com geometria piramidal.
II. É constituído por quatro ligações sigma (σ) e uma pi (p).
III. É constituído por 11 pares de elétrons não ligantes e 5 ligantes.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
QUESTÃO 34
Processo de galvanoplastia é o nome dado a uma técnica de revestimento de um metal com a intenção de protegê-lo contra corrosão. Esse procedimento é muito comum na eletrólise. Considere que a douração (revestimento com ouro) de um metal, via eletrólise, ocorre segundo a seguinte semirreação:
Au3+ (l) + 3e– → Au (s)
Qual a massa, em gramas, aproximada de ouro produzida com a passagem de uma corrente elétrica de 60 amperes durante um tempo de 10 minutos?
Dado: 1 Faraday = 96.500 C
A) 10.
B) 25.
C) 70.
D) 225.
QUESTÃO 35
Considere os seguintes óleos e suas respectivas estruturas químicas:
Sobre os óleos citados, assinale a alternativa CORRETA.
A) O óleo de cravo tem maior massa molar que o óleo de jasmim.
B) O óleo de cravo e o óleo de rosas têm a função álcool.
C) O óleo de rosas e o óleo de jasmim têm carbono quiral.
D) O óleo de cravo tem maior temperatura de ebulição que o óleo de rosas.