19. O Amazonas tem o pior outubro de queimadas dos últimos 25 anos. Desde setembro, o estado decretou emergência ambiental por conta do avanço das queimadas. Somando os
meses de setembro e outubro, são mais de 9 mil no período.
Disponível em: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/12/amazonas-tem-pior-outubro-de-queimadas-dos-ultimos-25-anos.ghtml> Acesso em 07/11/2023
As queimadas são prejudiciais tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente, pois liberam gases como CO2, CO e CH4 que aumentam o efeito estufa, causando desequilíbrios climáticos no planeta Terra. Em relação aosgases citados, qual o tipo de ligação interatômica estabelecida entre seus átomos e quantos pares de elétrons compartilhados há entres eles no total?
a) Covalente e 11 pares.
b) Covalente e 12 pares.
c) Eletrovalente e 11 pares.
d) Eletrovalente e 12 pares.
20. O que é a gordura trans?
É um tipo de gordura que pode ocorrer, naturalmente, em baixas quantidades, em alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos de ruminantes (leites, queijos e manteiga, por exemplo), ou ser produzida industrialmente por meio de processos tecnológicos. As gorduras trans eram utilizadas em larga escala pela indústria para dar texturas aos alimentos, realçar o sabor e prolongar o prazo de validade, no entanto, seu uso atualmente é fiscalizado, pois pode aumentar os índices de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Hoje no Brasil, a ANVISA aprova até 0,2g de gordura trans nos alimentos industrializados, sendo considerado como 0g nos rótulos.
Adaptado de <https://idec.org.br/gordura-trans>. Acesso em 09/11/2023.
Segue a estrutura de uma gordura trans e seu isômero cis:
Sobre as duas moléculas é correto afirmar que:
a) Ocorre entre elas isomeria de cadeia e a função orgânica presente em ambas é aldeído.
b) Ocorre isomeria óptica e a função orgânica presente em ambas é ácido carboxílico.
c) Ocorre tautomeria e a função orgânica presente em ambas é aldeído.
d) Ocorre isomeria geométrica e a função orgânica presente em ambas é ácido carboxílico.
21. O café é a 2a bebida mais consumida no Brasil, só ficando atrás da água. Na média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o que equivale a aproximadamente 5,8kg ao ano.
É o que revela um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese. De um total de 193 países, o Brasil está entre os top 15 países que mais consome café no mundo, na atual posição 14a.
Disponível em <https://www.portaldoagronegocio.com.br/agricultura/cafe/noticias/cafe-e-a-2a-bebida-mais-consumida-no-brasil-mesmo-com-a-maior-alta-dos-ultimos-25-anos> Acesso em 07/11/2023.
O café possui a cafeína, uma substância estimulante da memória e concentração, que acelera o metabolismo e ainda promove o bom humor. No entanto, a cafeína deve ser consumida com moderação, pois ela também está presente em outros alimentos como chocolates e refrigerantes. O seu excesso pode causar taquicardia, ansiedade, insônia, dentre outros malefícios à saúde.
A fórmula estrutural da cafeína está representada a seguir. Analise-a e marque a alternativa correta em relação a sua molécula.
a) A cafeína tem caráter básico por apresentar a função orgânica amida.
b) A cafeína tem caráter ácido por apresentar a função orgânica ácido carboxílico.
c) A cafeína tem caráter ácido por apresentar a função orgânica amina.
d) A cafeína tem caráter básico por apresentar a função orgânica cetona.
22. O uso dos fertilizantes é fundamental para o desenvolvimento das plantas nas lavouras, para suprir a demanda mundial por alimentos. O básico que um fertilizante deve conter são substâncias que forneçam nitrogênio, fósforo e potássio, que são macronutrientes primordiais no desenvolvimento das plantas. O fertilizante que contém esses nutrientes é conhecido pelos símbolos dos três elementos químicos citados, esses
símbolos são, respectivamente:
a) Ni, F, Po.
b) N, P, K.
c) N, F, K.
d) Ni, P, Po.
23. As transformações químicas ocorrem todo o tempo ao nosso redor. É muito comum notarmos que materiais metálicos como cercas, portões e pregos, ao ficarem expostos ao ambiente, acabam se deteriorando. Isso ocorre devido ao contato do elemento químico ferro (Fe) com átomos de oxigênio, (O), presentes no ar atmosférico e na água. Podemos notar também que, em regiões litorâneas, esses materiais sofrem ainda mais danos devido à presença de sais e uma maior umidade.
Esse fenômeno é conhecido como ferrugem e ocorre devido a uma reação de oxirredução.
Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/ferrugem/> Acesso em 07/11/2023
Dada a equação de oxirredução do ferro e sabendo-se que nessa reação ocorre transferência de elétrons,marque a alternativa correta.
4Fe (s) + 3O2(g) →2 Fe2O3 (s)
a) O ferro perde 2 elétrons.
b) O oxigênio perde 2 elétrons.
c) O ferro sofre redução.
d) O oxigênio é o agente oxidante.
24. Pesquisa revela que mercúrio contamina peixes e ameaça saúde de parte da população em 6 estados amazônicos. Uma consequência direta do garimpo ilegal ameaça a saúde dos brasileiros nos estados do Norte. Um estudo concluiu que um em cada cinco peixes consumidos na região está contaminado.
"Uma mãe que tá se alimentando de peixe contaminado, esse mercúrio já passa pro feto. Existem relatos de crianças nascendo na bacia do Tapajós com problemas neurológicos, e até já necessitando de cadeira de rodas no primeiro, segundo ano de vida", explica Marcelo Oliveira, especialista em conservação do WWF-Brasil.
Adaptado de <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/30/pesquisa-revela-que-mercurio- contamina-peixes-e-ameaca-saude-de-parte-da-populacao-em-6-estados-amazonicos.ghtml> Acesso em 09/11/2023
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a concentração limite de mercúrio no sangue é de 9,2 mcg/L de sangue. Um estudo, realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Fiocruz e o WWF Brasil, coletou o sangue de 462 pessoas, entre 2015 e 2019, e concluiu que todos os participantes da pesquisa apresentam níveis elevados de mercúrio no sangue. A população ribeirinha do rio Amazonas apresentou média de 45,3 mcg/L de mercúrio no sangue. Calcule a concentração média em mol/L, que a população ribeirinha do Rio Amazonas apresenta de mercúrio no sangue.
Dados: 1g = 10^-6 mcg
Massa molar do mercúrio (Hg) = 200,59 g/mol.
a) 0,0458
b) 0,225
c) 4,586 x 10-4
d) 2,258 x 10-7