Questão 53
O processo de dissolução do CaCO3 (s) ocorre levando a uma variação da energia livre de Gibbs padrão em torno de +12 kcal.mol-1 , a 25°C e 1 atm. A constante de equilíbrio desse processo está relacionada com a , para certa temperatura T, através da relação. Após essas informações, verifica-se que a reação
a) a 25°C e 1 atm é espontânea.
b) se torna espontânea a uma temperatura de 60 K.
c) apresenta uma constante de equilíbrio igual a a 25°C.
d) possui uma variação de entropia padrão igual -3,0 cal.mol-1, considerando -129,8 kcal.mol-1, -161,9 kcal.mol-1 e -288,7 kcal.mol-1 a 298 K.
e) apresenta constante de equilíbrio para o processo de dissolução independente da temperatura.
Questão 54
Os modelos atômicos fornecem condições para o entendimento em nível microscópico de vários processos físico-químicos, levando a um elo com processos macroscópicos. Qual dos processos o modelo atômico de Dalton seria capaz de explicar?
a) O decaimento radioativo.
b) A luminescência dos materiais.
c) Predição do reagente limitante em reação química.
d) A capacidade dos vagalumes emitirem luzes no visível.
e) Estimar a quantidade de corrente elétrica transferida em uma reação de oxirredução.
Questão 55
A seguir são apresentadas três moléculas orgânicas cujas propriedades físicas e químicas podem ser compreendidas a partir da análise de suas estruturas químicas.
Após a análise da estrutura química dessas moléculas, pode-se inferir que
a) A apresenta menor temperatura de ebulição do que B.
b) A apresenta quatro isômeros constitucionais.
c) B em uma reação de mononitração leva à formação de dois produtos de substituição eletrofílica.
d) C é insolúvel em uma solução aquosa de ácido clorídrico.
e) C é uma amida.
Questão 56
Em um processo catalítico descrito pelo modelo chave-fechadura, uma enzima (E) catalisa a conversão de um substrato (S) em um produto (P) através da formação de um intermediário (I) altamente instável, ou seja, E + S I P. A variação da concentração [X] das espécies envolvidas em função do tempo (t) está adequadamente representada por um dos gráficos a seguir.
As curvas que melhor representam a variação das concentrações das espécies em função do tempo para o processo hipotético são aquelas associadas ao gráfico
a) V
b) IV
c) III
d) II
e) I
Questão 57
A natureza das interações moleculares permite compreender o comportamento da solubilidade de várias espécies químicas em determinado solvente. À temperatura ambiente, a ordem de solubilidade da amônia, do argônio e do dióxido de carbono no benzeno será:
a) dióxido de carbono > amônia > argônio.
b) argônio > amônia > dióxido de carbono.
c) argônio > dióxido de carbono > amônia.
d) amônia > argônio > dióxido de carbono.
e) dióxido de carbono > argônio > amônia.
Questão 58
O nitrato de cobre pode ser obtido pela reação entre o cobre metálico com o ácido nítrico, conforme a equação química não-balanceada a seguir.
Cu + HNO3 --> Cu(NO3)2 + H2O + NO
Quando balanceada, a soma dos menores coeficientes inteiros estequiométricos é igual a
a) 10
b) 8
c) 20
d) 24
e) 16
Questão 59
Um sistema contém 124 g de um radioisótopo hipotético cujo tempo de meia-vida é de 8 anos e que se transforma no elemento químico após o decaimento radioativo. O tempo, em anos, necessário para que a massa do radioisótopo seja reduzida a 25 % da massa inicial, e o número de partículas β emitidas no processo são, respectivamente: a) 24 e 5
b) 24 e 2
c) 16 e 4
d) 16 e 2
e) 16 e 5
Questão 60
Um gás ideal é aquele que obedece rigorosamente às leis dos gases e se encaixa perfeitamente no modelo descrito na teoria cinética dos gases e, para se verificar quando um gás real se aproxima de um gás ideal, foram realizados experimentos descritos na tabela a seguir, sob condições de temperatura (T), pressão (p) e volume (V) para certa massa fixa de gás.
A situação em que um gás real se comporta como um gás ideal são as descritas nos experimentos
a) 1, 2 e 5
b) 1, 3 e 4
c) 2, 3 e 4
d) 2, 4 e 5
e) 3, 4 e 5