QUESTÃO 73
A designação de “produtos químicos” geralmente é associada às substâncias manuseadas em laboratórios químicos científicos. No entanto, há uma grande variedade de produtos químicos que são utilizados rotineiramente nas atividades domésticas de limpeza tais como: sabão, detergente, água sanitária, desinfetante e álcool. Esses produtos devem ser, responsavelmente, utilizados para se evitarem danos à saúde e ao ambiente.
BAIRD, Colin. Química ambiental. Maria Angeles Lobo Recio ; Luiz Carlos Marques Carrera (Trad). 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. (Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta a classificação química e a correta função do produto de limpeza, indicado no texto.
A) Detergentes são formados por misturas de compostos orgânicos capazes de emulsionar óleos.
B) Sabões possuem longas moléculas orgânicas formadas unicamente por uma parte apolar.
C) Água sanitária é utilizada como desinfetante composto por cloreto de sódio em solução.
D) Álcool de uso doméstico tem efeito bactericida e longas cadeias carbônicas pouco voláteis.
QUESTÃO 74
Os africanos, muito antes de ter seu território explorado pelos europeus no Século XV, descobriram características do ferro que, após o advento da Química e da Revolução Industrial, foram amplamente estudadas e exploradas científica e tecnologicamente.
Na manipulação do ferro, os africanos depararam-se com características desse metal, tal como:
A) baixa condutividade térmica, motivo de esse metal alcançar altas temperaturas.
B) maleabilidade, que é a capacidade de o metal deformar-se sem quebrar.
C) extração desse metal em estado puro, um dos elementos mais abundantes da crosta.
D) dureza, pois esse metal é pouco resistente a ser arranhado por outros materiais.
QUESTÃO 75
A Assembleia Geral da ONU instituiu 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória do Holocausto,marcando a data de libertação do campo de extermínio e de trabalhos forçados de Aushchwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945. O Holocausto promovido por Adolf Hitler levou ao genocídio 6 milhões de pessoas entre 1933 e 1945, dos quais o povo judeu foi a principal vítima. Além disso, o programa de extermínio da Alemanha Nazista também caçou deficientes, negros, ciganos, homossexuais e comunistas. Para os nazistas, o modo mais eficaz de exterminar essa população em massa era utilizar um inseticida que, colocado em um compartimento de metal para ser aquecido, geraria vapor de gás cianídrico.
Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/um-dia-para-relembrar-o-holocausto-27-de-janeiro/. Acesso em: 04 fev. 2020. (Adaptado)
O gás liberado pelo aquecimento do inseticida com a finalidade nazista
A) interferia na respiração celular, por ser composto de hidrogênio, carbono e oxigênio em uma molécula com
ligações intramoleculares iônicas e com fórmula representacional H2CO3.
B) era letal a altas temperaturas, por ser composto de hidrogênio, cloro e oxigênio em uma molécula com
ligações intramoleculares covalentes e com fórmula representacional HCl.
C) gerava carência de oxigênio, por ser composto de hidrogênio, carbono e nitrogênio em uma molécula
angular com ligações intramoleculares covalentes e com fórmula representacional HCN.
D) era altamente letal, por ser composto de hidrogênio, carbono e nitrogênio em uma molécula linear com
ligações intramoleculares covalentes e com fórmula representacional HCN.
QUESTÃO 76
A droga ketamina (popularmente chamado de Key) é um anestésico veterinário que está, cada vez mais, sendo utilizado e comercializado por jovens em baladas e festas eletrônicas. Estudos apontam que o uso dessa droga pode atrofiar o cérebro, gerar perda da realidade, alucinações, vômitos, fala arrastada, redução da função motora, taquicardia, hipotensão, depressão respiratória e, em uso excessivo, a morte. Geralmente a ketamina é vendida como uma mistura racêmica em quantidade estequiometricamente igual à dos estereoisômeros representados abaixo.
Disponível em: http://universechemistry.blogspot.com/2016/05/quimica-organica-isomeria-optica-parte-1.html Acesso em: 12 fev. 2020.
A substância ketamina, vendida comercialmente, apresenta
A) carbono quiral e produz um desvio da luz polarizada para a direita.
B) isomeria óptica e não desvia a luz polarizada que incide sobre ela.
C) atividade óptica causada pelo carbono quiral dos enantiômeros.
D) estereoisômeros S e R que são opticamente ativos no produto.
QUESTÃO 77
As pilhas secas, como a representada na figura, são formadas por um envoltório de zinco, separado por um papel poroso e por uma barra central de grafite envolvida por dióxido de manganês, carvão em pó e por uma pasta úmida, contendo cloreto de amônio, cloreto de zinco e água.
Disponível em: http://s5.static.brasilescola.com/img/2012/10/pilha-acida.jpg Acesso em: 12 fev. 2020.
Nessa pilha,
A) o zinco funciona como ânodo, perdendo elétrons; e o grafite funciona como cátodo, conduzindo os elétrons para o dióxido de manganês, resultando na reação global representada por: Zn(s) + 2 MnO2(aq) + 2 NH4+(aq) → Zn2+(aq) + 1 Mn2O3(s) + 2NH3(g)
B) o grafite funciona como cátodo, conduzindo os elétrons para o cloreto de zinco; e o zinco funciona como ânodo, perdendo elétrons, resultando na reação global representada por: 2 MnO2(aq) + 2 NH4+(aq) + 2e- → 1 Mn2O3 (s) + 2NH3(g) + 1 H2O(l)
C) o cloreto de amônio funciona como eletrólito, permitindo o fluxo de elétron; e a pasta de carbono participa da reação formando gás carbônico, resultando na reação global representada por: Zn(s) → Zn2+(aq) + 2 e-
D) a pasta de óxido de manganês, cloreto de zinco e carvão funcionam como ponte salina; e o envoltório de zinco como ânodo, resultando na reação global representada por: Zn(s) + 2 MnO2(aq) + 2 NH4Cl(aq) → ZnCl2 (aq) + 2 MnO3(s) + 2NH3(g)
QUESTÃO 78
Em uma aula experimental, a professora de Química propôs a seguinte atividade:
Etapa 01
1o. Adição de 150 mL de água em um béquer;
2o. Adição de algumas gotas de fenolftaleína;
3o. Adição de algumas gotas de hidróxido de amônio (solução de amônia);
4o. Registro do resultado em caderno.
Etapa 02
1o. À solução anterior, adição de uma pequena quantidade de sal de nitrato de amônio;
2o. Agitação com um bastão de vidro;
3o. Registro do resultado em caderno.
Assinale a alternativa que apresenta a melhor explicação para os resultados encontrados nas Etapas 01 e 02, respectivamente.
A) Alteração do pH da solução em função da fenolftaleína; promoção da intensificação da coloração rósea pela adição do sal.
B) Deslocamento de equilíbrio da reação da fenolftaleína na solução; aumento da taxa de desenvolvimento da reação química e mudança do pH.
C) Neutralização do efeito básico do hidróxido de amônio pela fenolftaleína; modificação do pH da solução e deslocamento do equilíbrio químico.
D) Formação de uma solução rósea devido à presença da fenolftaleína; alteração da coloração rósea após o deslocamento de equilíbrio químico.
QUESTÃO 79
Crianças e adolescentes abusam do cigarro, especialmente os mentolados, gerando vício e sérios problemas de saúde. O alcatrão, presente no cigarro, é uma mistura de mais de 4.000 substâncias, dentre elas os fenóis, nitrosaminas não voláteis, íons metálicos (arsênio, cádmio e níquel) e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, constituintes de uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis condensados.
Da composição química do cigarro, indicada no texto, conclui-se que
A) em pequenas quantidades, o uso do cigarro é pouco prejudicial à saúde, pois as substâncias químicas apresentam baixa toxicidade.
B) as substâncias do cigarro são inertes e formadas unicamente por materiais inorgânicos presentes no alcatrão.
C) inexiste limite seguro de seu uso, considerando-se a presença de substâncias cancerígenas e altamente tóxicas para a saúde.
D) o alcatrão oferece baixo risco à saúde de jovens e de adolescentes por ser uma mistura homogênea.
QUESTÃO 80
A escala de acidez, conhecida como pH, foi desenvolvida pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen, enquanto trabalhava numa cervejaria, em 1909. A acidez da cerveja, à época, era verificada por degustação como “bem ácida” ou “pouco ácida”. O pH ideal da cerveja varia entre 4,1 a 4,5 e o modo de regular a acidez é pela adição, no preparo, de ácido fosfórico e de bicarbonato de sódio, conforme o pH da cerveja desejada. Em casa, um estudante de química preparou uma cerveja cuja concentração hidrogeniônica era de 0,01 mol.L-1.
A cerveja preparada pelo estudante seria, à época de Soren,
A) classificada como “bem ácida” e imprópria para o consumo, pois resultaria em um pH igual a 2, excessivamente ácido para a cerveja.
B) ideal para o consumo após adição de bicarbonato de sódio na cerveja, a fim de diminuir o pH do produto final para alcançar a acidez desejada.
C) “pouco ácida”, pois seria possível regular a acidez pela adição de ácido fosfórico ao produto, fazendo com que a acidez chegasse próxima a 4,5.
D) um produto com acidez elevada e própria para o consumo, pois auxiliaria na digestão e na prevenção de doenças estomacais, como gastrite.