QUESTÃO 41
A charge, de forma humorada, revela um aspecto da presença do elemento químico hidrogênio na tabela periódica. Essa alusão deve-se ao fato de o hidrogênio não ter ―família‖ e de
A) possuir tendência em formar ligações covalentes com os elementos metálicos, como o sódio, o potássio e o alumínio.
B) possuir, preponderantemente, a mesma tendência de ligação química que os metais do primeiro grupo formando o íon H+.
C) ser um elemento representativo, do tipo metal, cujas características se assemelham aos metais alcalinos.
D) ser inserido no grupo I da tabela periódica devido à sua configuração eletrônica, porém, com tendência de ligação química semelhantes ao flúor.
QUESTÃO 42
Para verificar se em uma amostra de água existem traços de íon cloreto, um estudante, no laboratório de química, decidiu adicionar, lenta e continuamente, nitrato de prata, AgNO3, 0,01 mol/L. É sabido que o produto de solubilidade do AgCl é 2 x 10-10. Teoricamente, o estudante previu que haveria:
A) Precipitação do cloreto de prata se a concentração do íon cloreto fosse maior ou igual a 2 x 10-8 mol/L.
B) Efervescência, com liberação de gás carbônico, se a concentração do íon cloreto fosse menor ou igual a 2 x 10-10 mol/L.
C) Liberação de odor característico, se o nitrato, ao reagir com o cloreto de concentração 10-2 mol/L, liberasse o gás amônia.
D) Mudança de cor da solução, indicando a presença de íon cloreto com concentração igual a 0,01 mol/L.
QUESTÃO 43
Uma das maiores emissoras de CO2 do país, a Petrobrás anuncia que planeja deixar de lançar na atmosfera milhões de toneladas de carbono presentes nos reservatórios de petróleo e gás da camada pré-sal. As concentrações de carbono no local são muito maiores do que em outros campos petrolíferos. Estimativas apontam que somente nas duas áreas com reservas delimitadas – os campos de Tupi e Iara, onde há um acúmulo de até 12 bilhões de barris de óleo e gás – existam 3,1 bilhões de toneladas de CO2, um dos gases que contribuem para o aquecimento do planeta.
Folha de São Paulo, 31 de maio de 2009.
Caso todo gás produzido na exploração do pré-sal seja lançado na atmosfera, poderá acarretar aumento
A) do efeito estufa e, consequentemente, maior dispersão dos raios solares para o espaço,gerando aquecimento global.
B) considerável do pH das águas dos mares e, consequentemente, destruição dos corais formados por carbonatos.
C) da temperatura nos mares, ocasionando o desvio de curso de correntes marítimas e, até mesmo, a extinção de animais marinhos.
D) da sensação térmica, sem, contudo provocar alterações climáticas consideráveis, pois oefeito estufa é um fenômeno natural.
QUESTÃO 44
A nicotina, produzida na queima do cigarro, é a substância que causa o vício de fumar. É um estimulante do sistema nervoso central, provocando o aumento da pressão arterial e da frequência dos batimentos cardíacos. A seguir, é descrita a fórmula da nicotina:
A nicotina é uma
A) amida cíclica, de caráter básico, que apresenta anéis heterocíclicos contendo nitrogênio e de fórmula molecular C10H12N2.
B) amina cíclica, de caráter básico, que apresenta anéis heterocíclicos contento nitrogênio e de fórmula molecular C10H14N2.
C) amina aromática, de caráter ácido, que apresenta um anel heterocíclico com ressonância e de fórmula molecular C10H14N2.
D) amida aromática, de caráter ácido, que apresenta um anel heterocíclico com ressonância e de fórmula molecular C10H12N2.
QUESTÃO 45
A representação acima indica a classe de incêndio a ser combatida por diferentes tipos de extintores. Incêndios de classe A são originários da queima de madeira, papel e tecido; os de classe B, por sua vez, são originários de líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo e tintas e; por fim, os incêndios de classe C são provenientes da queima de equipamentos elétricos. No julgamento do tipo de extintor que se deve utilizar para cada classe de incêndio, deve-se considerar que extintores à base de
A) pó químico são ideais para extinguir incêndios de classe B, pois o pó abafa o fogo e a cortina criada protege o operador do calor do fogo.
B) água são comumente utilizados para apagar fogos de classe C, pois a água impede que a eletricidade seja conduzida até o operador do extintor.
C) gás carbônico são excelentes para combater e extinguir fogos de classe A, pois o gás impede que o oxigênio aja como comburente.
D) água são recomendados para combater incêndios do tipo B, pois a água satura o material líquido em chamas e impede nova ignição.
QUESTÃO 46
O ácido tricloroacético é uma substância aquosa com grande poder cauterizante e muito utilizado no tratamento de feridas, em doenças de pele, calos, verrugas, entre outros males. Seu caráter ácido é maior que o do ácido acético. Essa diferença pode ser explicada pelo
A) elevado grau de ionização do H+ no ácido acético, que disponibiliza mais esse íon para a solução.
B) valor da constante ácida (Ka) do ácido acético ser maior do que a constante ácida (Ka) do ácido tricloroacético.
C) efeito que os átomos de cloro exercem na estrutura do ácido tricloroacético.
D) número de átomos de cloro na estrutura do tricloroacético, que fixa melhor o hidrogênio ionizável, aumentando a acidez.
QUESTÃO 47
A figura ilustra o ciclo da água, sendo que sua análise permite inferir que
A) a água evaporada dos oceanos provoca chuvas esparsas com concentração salina proporcional àquela observada do mar.
B) o processo de transpiração faz parte do ciclo hidrológico e está relacionado à umidade relativa do ar.
C) a temperatura elevada das montanhas faz com que, mesmo durante o verão, a precipitação ocorra na forma de neve.
D) o fenômeno químico observado na mudança de estado da água de líquida para gasosa seja um processo endotérmico.
QUESTÃO 48
O oxigênio que entra nos pulmões durante a respiração irá se ligar à hemoglobina (Hb) segundo o equilíbrio:
Todavia, quando uma pessoa é submetida a um local cuja concentração de CO (monóxido de carbono) é elevada, o equilíbrio químico se altera, pois a molécula de monóxido de carbono tem afinidade pela hemoglobina cerca de 150 vezes maior que o oxigênio, motivo pelo qual é tóxica. A toxidez do CO pode ser atribuída
A) ao seu potencial venenoso e à sua capacidade em se ligar com a hemoglobina, alterando o equilíbrio no sentido de decomposição do HbCO.
B) ao deslocamento de equilíbrio no sentido da formação do HbO2, pois a quantidade de oxigênio disponível diminui.
C) à formação da molécula de HbO2, que é mais estável do que a molécula de HbCO, devido à concentração elevada do monóxido.
D) à sua competição com o oxigênio para se ligar à hemoglobina, se o ar inspirado tiver considerável conteúdo de monóxido.
QUESTÃO 49
Existem três locais do sistema digestório em que acontecem os processos dedigestão, e em cada um deles o pH é diferente e ocorre a ação de um suco digestivo, conforme a tabela a seguir.
A digestão de alimentos e a absorção de medicamentos estão relacionadas, também, ao pH. Desse modo,
A) o suco gástrico estomacal, de concentração ácida e pH iguais a 2 mol/L, auxilia na absorção dos alimentos no estômago.
B) a saliva que possui acidez acentuada auxilia o processo mecânico da digestão que ocorre na boca.
C) o meio básico do suco entérico no intestino favorece a absorção do analgésico ácido acetil salicílico.
D) o pH do suco pancreático de característica neutra colabora para a digestão e para a absorção dos nutrientes alimentares.
QUESTÃO 50
A estocagem de solução de sulfato de zinco em recipientes metálicos exigeconhecimentos sobre possíveis processos de oxidação do zinco com o metal do recipiente, de modo a não danificá-lo. A semirreação de redução do zinco pode ser descrita como segue:
Zn2+ (aq) + 2 e- --> Zn (s) Eºred = - 0,76 V
Para auxiliar na decisão por diferentes recipientes que pudessem armazenar a referida solução, um químico utilizou os dados da tabela a seguir.
Assim, o químico concluiu que, para a armazenagem do sulfato de zinco, deverá utilizar um recipiente formado por
A) material que não sofra oxidação.
B) níquel que sofrerá oxidação na presença de Zn2+.
C) ferro cuja reação com o Zn2+ possui potencial negativo.
D) metais que se oxidam enquanto o íon zinco sofrer redução.